Valores Humanos

images (1)

Hoje gostava de partilhar convosco o mundo dos Valores Humanos.

Vêm-me à memória, formas de os catalogar. Podemos falar de valores éticos, religiosos, morais, estéticos, cívicos, intelectuais, afectivos, físicos e claro os familiares.

Mas afinal o que entendemos por Valores?

Primeiro e do ponto de vista da etimologia da palavra ‘valor’, posso dizer que o estudo dos valores é muitas vezes designado por axiologia. É um termo que vem do grego: axia=valor.

VALOR é portanto tudo aquilo que ajuda a pessoa a crescer na sua dignidade, enquanto pessoa que é. Depende da sua liberdade, da eleição das suas escolhas, da sua perseverança, esforço e dedicação.

De seguida é importante, realçar que é na Família que a criança inicia os seus primeiros contactos com os valores. É na intimidade do lar, na partilha de experiências, que o filho(a) vai interiorizando conceitos: de bem, do belo, da verdade e também de justiça. Os filhos aprendem a diferenciar o bem do mal, do justo do injusto (valores versus contra-valores)… começam a adquirir e a desenvolver a consciência ética e moral.

Mas para o fazer, tem de interiorizar ou seja: tem de conhecer.

Deixo agora um link que considero interessante e que explica o desenvolvimento e consequente itinerário deste termo: VALOR. Dêem uma vista de olhos. Vão ver que vão gostar!

EDUCAÇÃO E VALORES NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Por último, fica um esquema, elaborado com base nas indicações de David Isaac, que destaca por idades a altura em que os respectivos valores devem ser trabalhados em família.

EDAD (AÑOS) (1)

Anúncios

Gostava de saber o que pensa. Quer deixar o seu comentário?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s