Do que é que precisam os nossos adolescentes?

Como já transmiti em outros artigos, não existe uma fórmula ou pós de pirlimpimpim que nos ajudem a ser “bons” pais. Seria bastante mais fácil se os tivéssemos mas, acredito que não seria a mesma coisa. Afinal só pelo facto de sairmos da nossa zona de conforto, do ‘tudo está bem’, já estamos a crescer e a amadurecer enquanto pais e claro enquanto pessoas.

Escusado será dizer então que entender um adolescente pode não ser tarefa fácil. Sem dúvida alguma que é preciso uma boa dose de esforço, uma pitada de dedicação e quilos e quilos de paciência dos pais. Mas uma coisa é certa, apesar da sua luta pela independência e conquista de autonomia, os adolescentes precisam e no final até gostam, de ter pais firmes mas também flexíveis quanto às suas opiniões.

Os nossos adolescentes riem, amam, estudam, actuam e barafustam. Esforçam-se por entender os seus corpos, que se alongam e se transformam. E, na maior parte das vezes lidam com dificuldades extra por estarem a crescer num cenário complicado que são as suas próprias famílias.

Até agora não disse nada de novo, dizem vocês. Por isso mesmo, deixo agora uma mão cheia de sugestões que vos podem ajudar nesta arte de ser pais e principalmente pais de adolescentes.

suggetionheader
SUGESTÕES para os pais
  • Estabeleça limites e mantenha o controle, mas privilegie um diálogo aberto com os seus filhos e mostre-se disposto a possíveis reavaliações.
  • Mantenha o bom humor. Para lidar satisfatoriamente com um adolescente, é preciso que haja equilíbrio entre o amor e a disciplina.
  • Dê segurança, amor e aceitação. O adolescente precisa de segurança num relacionamento que não muda com as circunstâncias. Ele precisa saber que, mesmo que haja mal entendidos e diferenças, a sua relação com os pais não será interrompida.
  • Mantenha sempre abertas as linhas de comunicação.
  • Tente manter um equilíbrio entre respeitar a privacidade de seu filho e uma vigilância saudável.
  • Os adolescentes adoram ser tratados com justiça e com demonstrações de que são pessoas em quem se pode confiar.
  • Os pais que se envolvem emocionalmente com os seus filhos, prestando atenção e disponibilizando tempo para os ouvir têm um papel importantíssimo no desenvolvimento das suas emoções.
  • Os adolescentes apreciam pais que os encorajam a realizar os seus sonhos. A concretizar as suas iniciativas.
  • Um forte apoio emocional da família é a arma mais poderosa contra a pressão dos pares, ou seja dos amigos. Há que saber orientar para as boas amizades.
  • O apoio dos pais sempre foi e continuará a ser fundamental na estruturação da personalidade e na construção do projecto de vida dos seus filhos.

Por último mas não menos importante:
Lembre-se: aprecie todos os momentos com seu filho adolescente e divirta-se!

standard_1500x1125_TeensLayingOnGrassHeadsTogether

 

Anúncios

Gostava de saber o que pensa. Quer deixar o seu comentário?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.